MARKETING VAREJO

Tendencias do varejo em 2019

Vivemos um momento de amplo crescimento da tecnologia e isso tem influenciado todos os setores: Uber influenciou os taxis, Airbnb atrapalha os hotéis e temos muitos outros exemplos.

E certamente o varejo não ia ficar de fora!

Quem não se adaptar vai perder espaço, e isso já está acontecendo.

Então vamos para as dicas:

1- Menos marcas e mais pessoas

As pessoas querem cada vez menos ver propagandas e querem mais histórias reais, montem suas campanhas de marketing nisso. Mostre o lado humano da sua empresa e utilize menos fotos de modelos.

2- Ecommerce

Essa é um tanto obvia mas tenho que mencionar, sua empresa precisa de uma loja virtual ou pelo menos um catálogo de produtos na internet.

3- Atenimento por redes sociais

Não basta ter esses canais, é preciso responder rapidamente os seus clientes, senão em 5 minutos eles já estão falando com o concorrente.

4- Integração da loa física com o mundo digital

Existem inúmeras possibilidades e algumas nem custam tanto, como por exemplo colocar um QR Code nas prateleiras que levam para seu site aonde tem mais informações sobre o produto ou até mesmo colocar em local visível uma hashtag ou nome do perfil da loja em redes sociais. Pesquise na internet sobre cases de grande marcas e tente adaptar a sua realidade.

5- Inteligência artificial

Essa custa caro e esta conquistando o mercado brasileiro aos poucos, mas também é inevitavel. Teremos em breve softwares ajudando no processo de vendas. Já existem assistentes virtuais que ajudam o cliente a escolher o produto mais adequado e até mesmo lojas onde não existem caixas para pagamento.


É isso, espero que as dicas ajudem vocês a enxergarem como modernizar sua loja.