SEO básico para lojas virtuais

Aqui vai a pergunta de 1 milhão de dolares: Como por meu site no topo do Google????

A resposta pode ser simples ou complexa, vamos a ela.

Metodo simples: Você paga e fica no topo!

Metodo complexo (senta que vem textão):

O Google (e outros buscadores) pontuam os sites conforme suas regras (que são muitas) e os sites com maior pontuação ficam bem posicionados. Parece fácil, mas não é pois muitas empresas conhecem essas regras e todos ficam "brigando" por esses pontos e não é nada fácil estar no topo dependendo da concorrencia.

Este artigo não vai trazer conceitos muito tecnicos, a idéia é dar algum conhecimento para você começar um trabalho de SEO, vamos as dicas?

1- Seu site precisa ser responsivo, ou seja, precisa funcionar bem tanto em computadores quanto em celulares;

2- As fotos precisam ser leves, um ecommerce não pode demorar muito a carregar;

3- URLs amigáveis (não vou entrar em detalhes, pergunte a seu programador);

4- Título do produto completo e que resuma bem do que se trata o produto;

5- Explique em detalhes sobre seu produto, quanto mais texto melhor para o Google (texto coerente com seu produto, não adianta escrever qualquer bobagem) e adicione na descrição palavras que contam no título;

6- Use keywords que estejam na descrição do produto;

Obs No cadastro de produtos deve conter essas 3 informações: Titulo, descrição e palavras chaves (conforme sua plataforma esses termos podem mudar, verifique junto ao suporte).

7- É muito importante ter outros sites falando do seu ecommerce, o Google entende que se falam de você é sinal de que é um bom site, portanto utilize redes sociais, blogs e parcerias com outros sites e coloque o link para seu site, isso vai ajudar MUITO.

8- Evite copiar texto de outros sites, escreva seus próprios textos para não cair em plágio;

9- Por último e não menos importante: PLANEJE SEU SEO, não é da noite pro dia que se faz um site subir, isso requer muito planejamento e estudo, analise seus produtos e veja termos relevantes de pesquisa e monte os textos baseados nisso.